top of page
  • Leo

VIAGEM NO TREM DA MARIA FUMAÇA EM BENTO GONÇALVES


Eae viajantes, conforme ja vinhamos contando para vocês aqui no blog, neste último m^^es de junho, visitamos a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, cerca de 120 km de distância da capital Porto Alegre, onde moramos.

Passamos um final de semana e realizamos alguns passeios, e já contamos aqui como foi o Tour pela Vinícola Aurora, e agora vamos falar sobre a nossa viagem no Trem da Maria Fumaça.

Um retorno ao passado, O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições dos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações.

O Trem é formado por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas (90 toneladas a máquina e 30 toneladas cada vagão aproximadamente). A locomotiva é acesa com lenha e durante o trajeto o fogo é alimentado com briquete (serragem compactada) e movida a água. Este processo é realizado de forma sustentável pela Giordani Turismo utilizando água proveniente de captação pluvial. Seu consumo médio é de 4.000 litros de água por viagem e 900kg de briquete por passeio. O percurso realizado é de 23 km, numa velocidade média que varia de 20 a 30 km/h.

A Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de Trem.

Nós fizemos um vídeo mostrando um pouco da viagem, dá uma olhada e confira como foi:

Quem desejar pode comprar o passeio pela internet, ele é comercializado pela Giordani Turismo - www.giordaniturismo.com.br, no site existem diversos tipos de combos que você pode combinar e reservar, além da Maria Fumaça.

Em breve iremos postar mais coisas que fizemos em Bento Gonçalves, e queríamos agradecer especialmente aos nossos parceiros que possibilitaram essa viagem:

Qualquer dúvida ou informação que deseja, entre em contato que ajudaremos vocês.

bottom of page