Digamos que uma das épocas mais lindas para ir conhecer as vinícolas é a vindima (época da colheita das uvas). Neste momento as uvas estão lá lindas nos parreirais.
Foi nesta época que fomos conhecer a Casa Valduga. Uma vinícola linda que fica em Bento Gonçalves e faz parte do grupo Famiglia Valduga.
Com mais de 140 anos a Casa Valduga é uma das vínicolas mais apreciadas do Brasil. Ela é a pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos em 1992. Dentro da vínicola encontram-se 5 pousadas: Pousada Storias, Pousada Gran, Pousada Identidade, Pousada Leopoldina e Pousada Raízes.
Mas, também é possível ir apenas passar o dia com as visitações guiadas, cursos ou experiências completas.
A visita tradicional ocorre todos os dias e tem duração de 1h30 aproximadamente. É possível degustar 2 vinhos tintos, 1 vinho branco e 2 espumantes. O valor é R$ 40,00 por pessoa e ganha uma taça personalizada.
Nós fomos convidados para realizar o tour Wine Experience. Esta visitação tem duração aproximada de 3h e ocorre terça e quinta mediante agendamento prévio. O valor de passeio é R$ 95,00 por pessoa e ganha uma taça personalizada.
Fizemos este passeio em um lindo sábado de sol. acompanhados dos amigos blogueiros A Gabi pelo Mundo, Meu Mapa-Mundi, Parece Óbvio e Sem Pressa de Voltar
Quem nos conduziu por essa experiência foi o enólogo Lucas Simões. Além de nos apresentar a vinícola, ele também nos explicou todo o processo (incrível) de formação dos vinhos e espumantes em uma super aula prática.
O passeio começou com a degustação do vinho base direto da tanque, uma experiência para poucos.
Depois fomos para a cava degustar dois vinhos direto da barrica de carvalho. A Casa Valduga tem a maior cave de espumantes da América Latina.
O primeiro que degustamos foi o Leopoldina Gran Chardonnay D.O (que ficou entre o 5 melhores Chardonnay do mundo em 2015) . E depois o Carbertnet Franc.
Após a degustação na cava, fomos conhecer os parreirais. Como foi um dia lindo de verão, a paisagem ficou ainda mais linda com aquele céu super azul contrastando com o verde do parreiras.
Na sequência fomos degustar os espumantes. Começamos com o 130, que foi feito em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil. Encerramos a degustação com chave de ouro degustando o Sur Lie, um espumante nature. Ou seja, as levedura continuam ali enquanto a garrafa se mantiver fechada. Ele continua envelhecendo enquanto você não resolver abrir a garrafa. Voltamos para casa com 2 destas belezuras de presente.
Finalizamos nossa passada pela Valduga com um belissímo almoço no restaurante Maria Valduga. Uma ótima sequência de massas acompanhada de galeto e costela suína.
É uma tour que vale muito a pena, adoramos conhecer mais sobre o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. A cada vinícola nova que conhecemos é um aprendizado a mais sobre este mundo que levamos para a casa. Se você também gosta de conhecer mais sobre o enoturismo, a visitação na Casa Valduga é imprescindível.
E você já conhece a Valduga? Indicaria mais alguma outra vínicola para conhecermos? Nos conta aqui.
Beijos e até a próxima experiência por ai.
Pri
Comments