• Leo

CACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA


No Carnaval de 2018, fomos para a Chapada dos Veadeiros, e dentre as cachoeiras que visitamos, estava a Santa Bárbara, devido a falta de informação encontrada antes da viagem e até mesmo la em Alto Paraíso, resolvemos escrever um post somente sobre ela.

Comece planejando seu horário de saída, a Cachoeira de Santa Bárbara fica a cerca de 120 km de Alto Paraíso (onde estávamos hospedados) e a 30 km de Cavalcante, para chegar la é necessário pegar uma estrada de chão de cerca de 26 KM, o que te tomará cerca de 1 hora, só nessa estrada.

Por determinação do IBAMA, somente são permitidas 300 pessoas por dia para visitar a cachoeira, e além disso só se pode acessa-la em grupos de 50 pessoas, e cada grupo só pode ficar 1 hora na cachoeira, portanto programe-se para chegar cedo, ela abre as 7 horas, esteja lá este horário.

Agora vamos a logística:

1º - Chegue por volta das 07:00 no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) que fica há uns 5 km da entrada da trilha para cachoeira, essa parada é obrigatória e todo GPS irá te levar para lá, ela fica no vilarejo de Engenho 2, que conta com 700 habitantes, dentre eles 70 são guias turísticos, ja explico o motivo.