top of page
  • Leo

COMO CONSEGUIR O VISTO AMERICANO


Primeiro vamos aos links úteis onde se encontram todas as informações para seu processo de Visto Americano.

Estes são as cidades que possuem consulados para emissão de vistos:

Consulado-Geral dos EUA em Recife Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro Consulado-Geral dos EUA em São Paulo Consulado dos EUA em Porto Alegre

Feito, agora vamos para os procedimentos:

O formulário DS-160 é a parte mais importante de sua solicitação de visto, é nele que você irá escolher qual cidade deseja aplicar seu visto, e irá informar todos os seus dados e informações solicitadas, como: endereço, renda, informações profissionais, etc.

É muito importante que você preencha tudo corretamente e sem mentiras, pois nele conterá as informações que serão analisadas pelo consulado antes de sua entrevista (eu acredito que baseado nele que eles definem se você terá ou não o visto, e a entrevista presencial seja mais uma formalidade para confirmar alguma dúvida).

Portanto preencha com calma e fale exatamente sua situação e seus motivos para viajar.

Após o preenchimento, salve o formulário e principalmente o número que ele irá gerar, pois ele será importante para o prosseguimento do processo.

O consulado tem um vídeo com algumas dicas para o preenchimento, confira:

OBS: O formulário é em inglês, mas se você colocar o mouse em cima das perguntas, elas serão traduzidas. Outra coisa é que o formulário irá te pedir para inserir uma foto, isso não é necessário pois você deverá levar uma foto sua 5x5 ou 5x7 para o CASV, onde fará a coleta de suas impressões digitais.

2º Passo - Acesse esse site para efetuar o pagamento da taxa e agendamento da coleta de impressões, foto e da entrevista no consulado.

Nesse site você irá se cadastrar, escolher o tipo de visto que deseja tirar (nesse caso é o de turismo) e irá efetuar o pagamento da taxa de $160 USD para aplicação do visto, que você pode pagar via cartão de crédito ou boleto bancário, se pagar com o cartão de crédito, ele ja irá liberar para fazer o agendamento para tirar fotos e coletar impressões digitais e para entrevista no consulado na cidade escolhida, lembrando que esses procedimentos não são feitos no mesmo local. Se escolher o pagamento por boleto bancário, só poderá agendar depois que o pagamento compensar.

3º Passo - Compareça ao CASV (Centro de atendimento aos solicitantes de Visto) na data e horário agendado.

No CASV não irá ser perguntado nada a você, apenas irá mostrar o comprovante de agendamento, a cópia do ds160, sua foto 5x5 ou 5x7, e o comprovante de pagamento, depois será encaminhado para coletar as impressões digitais, o processo todo levará poucos minutos.

4º Passo - Comparecer ao consulado na data e hora agendada para fazer a entrevista de aplicação de Visto.

Não pense que será uma entrevista reservada, eles irão te colocar em uma fila que dará em uma quantidade de guichês, onde ficarão os agentes consulares, o ambiente lembra muito um caixa de banco, pode acreditar.

Quando chegar a sua vez, ele abrirá sua ficha no computador e lhe fará algumas perguntas, não há como prever o que ele irá lhe perguntar, mas é tudo baseado no que você preencheu no formulário DS-160, portanto lembre bem o que foi preenchido.

Ele também poderá solicitar documentos que comprovem sua situação no Brasil, mas não existe uma lista de documentos que deve levar, mas os mais comuns são:

- Declaração do Imposto de Renda

- Contra cheque

- Extrato bancário

- Documento de Carro / Casa

- Comprovante de matrícula no Brasil (em caso de estudante)

- Crachá atual da empresa que trabalha (apenas para confirmar vínculo)

Feito isso ele irá lhe dizer na hora se teve ou não o visto aprovado.

Enfim, o processo é este, não tem receita nem alguma fórmula de bolo, o importante é estar bem preparado e falar sempre a verdade, com isso dificilmente terá o visto negado.

Se quiser contar sua experiência ou tiver mais alguma dúvida sobre o processo, não deixe de nos procurar.

Boa Sorte!

bottom of page