Conhecendo o Wine Experience da Casa Valduga em Bento Gonçalves/RS

19.02.2019

Digamos que uma das épocas mais lindas para ir conhecer as vinícolas é a vindima (época da colheita das uvas). Neste momento as uvas estão lá lindas nos parreirais. 

 

Foi nesta época que fomos conhecer a Casa Valduga. Uma vinícola linda que fica em Bento Gonçalves e faz parte do grupo Famiglia Valduga. 

 

Com mais de 140 anos a Casa Valduga é uma das vínicolas mais apreciadas do Brasil. Ela é a pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos em 1992. Dentro da vínicola encontram-se 5 pousadas: Pousada Storias, Pousada Gran, Pousada Identidade, Pousada Leopoldina e Pousada Raízes

 

Mas, também é possível ir apenas passar o dia com as visitações guiadas, cursos ou experiências completas

 

A visita tradicional ocorre todos os dias e tem duração de 1h30 aproximadamente. É possível degustar 2 vinhos tintos, 1 vinho branco e 2 espumantes. O valor é R$ 40,00 por pessoa e ganha uma taça personalizada.

 

Nós fomos convidados para realizar o tour Wine Experience. Esta visitação tem duração aproximada de 3h e ocorre terça e quinta mediante agendamento prévio. O valor de passeio é R$ 95,00 por pessoa e ganha uma taça personalizada. 

 

Fizemos este passeio em um lindo sábado de sol. acompanhados dos amigos blogueiros A Gabi pelo Mundo, Meu Mapa-Mundi, Parece Óbvio e Sem Pressa de Voltar 

 

 

Quem nos conduziu por essa experiência foi o enólogo Lucas Simões. Além de nos apresentar a vinícola, ele também nos explicou todo o processo (incrível) de formação dos vinhos e espumantes em uma super aula prática. 

 

 

 

O passeio começou com a degustação do vinho base direto da tanque, uma experiência para poucos. 

Depois fomos para a cava degustar dois vinhos direto da barrica de carvalho. A Casa Valduga tem a maior cave de espumantes da América Latina. 

 

O primeiro que degustamos foi o Leopoldina Gran Chardonnay D.O (que ficou entre o 5 melhores Chardonnay do mundo em 2015) . E depois o Carbertnet Franc.

 

 

Após a degustação na cava, fomos conhecer os parreirais. Como foi um dia lindo de verão, a paisagem ficou ainda mais linda com aquele céu super azul contrastando com o verde do parreiras. 

 

 

 

Na sequência fomos degustar os espumantes. Começamos com o 130, que foi feito em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil. Encerramos a degustação com chave de ouro degustando o Sur Lie, um espumante nature. Ou seja, as levedura continuam ali enquanto a garrafa se mantiver fechada. Ele continua envelhecendo enquanto você não resolver abrir a garrafa.  Voltamos para casa com 2 destas belezuras de presente. 

 

 

Finalizamos nossa passada pela Valduga com um belissímo almoço no restaurante Maria Valduga. Uma ótima sequência de massas acompanhada de galeto e costela suína. 

 

 É uma tour que vale muito a pena, adoramos conhecer mais sobre o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. A cada vinícola nova que conhecemos é um aprendizado a mais sobre este mundo que levamos para a casa. Se você também gosta de conhecer mais sobre o enoturismo, a visitação na Casa Valduga é imprescindível.   

 

 

 

E você já conhece a Valduga? Indicaria mais alguma outra vínicola para conhecermos? Nos conta aqui. 

 

Beijos e até a próxima experiência por ai. 

 

Pri

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon